A casa de Carrie Bradshaw, personagem de "O sexo e a cidade", interpretada por Sarah Jessica Parker, é um dos pontos mais visitados em Nova Iorque, nos EUA, pelos fãs da série. O cenário pode estar prestes a alterar-se, já que a proprietária do prédio pediu para construir um portão de ferro junto à escadaria.
Corpo do artigo
Localizada no número 66 de Perry Street, em West Village, a "escadaria das celebridades" foi construída em 1866, mas foi preciso mais de um século para cair nas graças dos turistas. Serviu de pano de fundo de várias cenas da série de sucesso, nomeadamente para o beijo entre Aidan (John Corbett) e Carrie Bradshaw.
Barbara Lorber não conteve a emoção ao explicar à Comissão de Preservação de Marcos da Cidade de Nova Iorque a necessidade de erguer um portão que proteja o edifício e dê segurança a quem reside no prédio. "Aquela casa não devia ter portões", disse, citada pelo "New York Post". "Mas o que era bonito no final do século XIX precisa, infelizmente, de mais proteção no nosso século, no nosso tempo", acrescentou.
Segundo a proprietária, os fãs param junto à escadaria para recriar partes da série "O sexo e a cidade". "A qualquer hora do dia ou da noite, há grupos de visitantes em frente à casa a tirar fotografias com flash, a falar alto, a publicar nas redes sociais, a fazer vídeos no TikTok ou simplesmente a celebrar o momento", referiu no documento, ao qual a BBC teve acesso.
A escadaria, que chegou a ser grafitada, faz parte do distrito histórico de Greenwich Village, o que significa que qualquer alteração da sua fachada tem de ser aprovada. Lorber garantiu que o portão irá respeitar o estilo arquitetónico existente e a criação recebeu parecer positivo por parte de de dois grupos de preservação arquitetónica.
Enquanto as obras não avançam, mantém-se o sinal onde se lê "Proibida a entrada - Propriedade privada", que os turistas insistem em ignorar.
A série "O sexo e a cidade" foi exibida entre 1998 e 2004, mas o sucesso levou à criação de dois filmes. Em 2021, o spin-off "And just like that...", que conta com as mesmas personagens, chegou à plataforma de streaming HBO.