Investigação do Ministério Público por violência doméstica avança após a vítima ter sido ouvida pela GNR. Norte-americana nonagenária não quer que o marido a visite no hospital.
Corpo do artigo
Juntos há cerca de três décadas, José Castelo Branco e Betty Grafstein continuam no centro das atenções, após a nonagenária acusar o marido por violência doméstica. Apesar de continuar a negar maus-tratos à mulher, o socialite é suspeito e será interrogado, estando, para já, vários cenários em aberto.
Segundo um magistrado ouvido pelo JN, em primeiro lugar, pela idade avançada, a vítima “pode depor para memória futura, como antecipação da produção de prova em julgamento, o que também funciona como forma de proteção da vítima. Evita-se, assim, aquilo que se designa como vitimização secundária, ou seja, a repetição consecutiva de testemunhos”, diz a fonte.
“Nessa diligência, mesmo ainda não sendo arguido, o suspeito deverá ter um defensor a representá-lo. Depois disto, é previsível que o suspeito seja ouvido e, eventualmente, possa ser promovida a aplicação de medidas de coação – que podem ir desde proibição de contactos e de afastamento em relação à vítima, quando regressar a casa, até à prisão preventiva, dependendo dos indícios e da intensidade dos perigos em causa”, explica a fonte judicial, sem se referir ao caso concreto.
Luta também contra pneumonia
Por enquanto, estes são cenários possíveis pelo desconhecimento do processo motivado pelas queixas de Betty Grafstein, de 95 anos, a profissionais de saúde do hospital privado de Cascais, onde está internada desde 20 de abril.
A norte-americana relatou o “comportamento abusivo, físico e psicológico”, do marido e que este a terá empurrado das escadas.
O hospital avançou com a denúncia que, por tratar-se de crime público, está a ser investigada pela Secção Integrada de Violência Doméstica de Sintra, do Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) Regional de Lisboa.
Betty foi ouvida, esta sexta-feira à tarde, pela GNR, que se deslocou ao Hospital CUF Cascais, onde a mulher deu entrada com uma fratura no fémur e um corte no antebraço esquerdo, após uma alegada queda.
E está, dizem fontes próximas, a recuperar também de uma pneumonia.
José Castelo Branco continua a negar todas as acusações, mas a mulher já manifestou o desejo de não receber mais as suas visitas.