Ozzy Osbourne, conhecido como o "Príncipe das Trevas" e uma das vozes mais emblemáticas do heavy metal, morreu aos 76 anos devido a complicações relacionadas com a doença de Parkinson. Ícone incontornável da música, deixou um legado que marcou várias gerações e provocou uma onda global de homenagens nas últimas horas.
Corpo do artigo
Ozzy Osbourne, lendário vocalista da banda britânica Black Sabbath, morreu aos 76 anos, na sequência de complicações associadas à doença de Parkinson, que lhe tinha sido diagnosticada em 2019.
Conhecido como o "Príncipe das Trevas", Osbourne foi uma das figuras mais marcantes da história do heavy metal, deixando um legado inigualável. Nas últimas horas, multiplicaram-se as homenagens de fãs, músicos e figuras públicas, que recordam a sua influência e o impacto que teve no panorama musical.
"É impossível exprimir por palavras o que Ozzy Osbourne significou para os Metallica. Herói, ícone, pioneiro, inspiração, mentor e, acima de tudo, amigo, são alguns dos adjetivos que nos ocorrem". A homenagem foi partilhada pela banda norte-americana nas redes sociais, numa nota onde é também destacado o papel de Sharon Osbourne, mulher de Ozzy, que esteve ao seu lado até ao último momento.
Também Elton John prestou homenagem, partilhando uma fotografia ao lado de Ozzy Osbourne e recordando aquele que descreveu como um "amigo querido". "É muito triste saber da morte do Ozzy. Foi um pioneiro que garantiu o seu lugar no panteão dos deuses do rock — uma verdadeira lenda. Era também uma das pessoas mais divertidas que conheci. Sentirei profundamente a sua falta. À Sharon e à família, envio as minhas condolências e todo o meu amor", escreveu o cantor britânico.
Em Nashville, nos Estados Unidos, Chris Martin surpreendeu os fãs ao interpretar uma versão de "Changes", de Ozzy Osbourne, durante um concerto. O vocalista dos Coldplay dedicou ainda o espetáculo ao "génio e talentoso" músico, que morreu de forma pacífica, rodeado pelos seus entes queridos.
Para além das figuras do mundo da música, também atores como Adam Sandler, Michele Morrone e Jason Momoa deixaram palavras sentidas em homenagem a Ozzy Osbourne, recordando com carinho o legado e a personalidade do icónico músico.
Polémico na sua imagem e atitude, Ozzy Osbourne atingiu o auge do sucesso na década de 1970 como vocalista dos Black Sabbath. Famoso por episódios extremos, como o momento em que mordeu a cabeça de um morcego em palco, encontrou, no entanto, equilíbrio na vida pessoal ao lado de Sharon Osbourne, com quem teve três filhos: Aimee, Kelly e Jack. O músico deixa ainda três filhos do seu primeiro casamento, com Thelma Riley: Louis, Jessica e Elliot Kingsley.