Wiz Khalifa condenado a nove meses de prisão por fumar canábis em palco na Roménia

Foto: John Medina/Getty Images
Um tribunal romeno condenou o rapper norte-americano Wiz Khalifa a nove meses de prisão por fumar canábis em palco.
A Polícia deteve e interrogou o rapper, cujo nome verdadeiro é Thomaz Cameron Jibril, após um concerto no festival Beach, Please!, em Costinesti, a 13 de julho de 2024. Os procuradores acusaram-no posteriormente de posse de "drogas de risco" para uso pessoal. Segundo as autoridades romenas, o artista estava em posse de mais de 18 gramas de canábis e consumiu uma parte em palco.
Um tribunal romeno anulou uma multa anterior de 3600 leus romenos (18.323 euros) por posse de drogas porque o artista havia transmitido "uma mensagem de normalização de condutas ilegais" e, assim, incentivado "o uso de drogas entre os jovens". O mesmo tribunal determinou que o rapper deve cumprir a pena em regime fechado.
No entanto, o artista foi condenado à revelia. No início da semana, foi visto em palco na Califórnia e, na quinta-feira, publicou fotografias e vídeos da sua casa nas redes sociais.
O artista, conhecido por músicas como "Black and Yellow", "See You Again" e "Young, Wild & Free", é frequentemente fotografado a fumar e fundou a sua própria marca de canábis em 2016. O uso recreativo e medicinal da canábis é legal em alguns estados dos EUA, mas permanece ilegal sob a lei federal.

