O presidente da Ongoing, Nuno Vasconcelos, que integra o Conselho de Administração da PT afirmou, na comissão de inquérito à actuação do Governo na compra da TVI, que só soube do abandono do negócio pela comunicação social “quando se disse que seria usada a golden share” do Estado para ele não prosseguir.
Corpo do artigo
Ou seja, um dia depois da reunião do conselho de administração da PT, que ocorreu logo a seguir aos presidentes da comissão executiva e do conselho de administração, Zeinal Bava e Henrique Granadeiro, terem decidido não avançar com o negócio.
Sobre o processo de andamento do negócio, Nuno Vanconcelos revelou que Henrique Granadeiro lhe disse, pouco depois do meio-dia do dia 21 de Junho de 2009, pelo telefone, que nada sabia do negócio de compra de parte da Media Capital, empresa proprietária da TVI.
“Ele disse-me que não sabia e eu acredito que ele não sabia, mas ontem, ouvi dizer nesta comissão que já tinha havido uma reunião no dia 19”, acentuou o gestor, que levou para a comissão parlamentar o registo exacto da hora e dia em que vez a referida chamada telefónica.
De acordo com declarações anteriores, no Parlamento, Granadeiro terá sabido do andamento do negócio nesse domingo.
Antes do contacto que fez com Granadeiro, Vasconcelos assumiu que alguns meses antes (“seis, sete ou mesmo oito meses” ) tinha começado a ouvir rumores da existência da intenção de negócio que por duas vezes tentou saber a veracidade junto de Zeinal Bava, presidente da comissão executiva da PT e Rafael Mora, também administrador executivo, e a resposta foi também negativa.
Taguspark
O presidente da Ongoing garantiu aos deputados que desconhecia qualquer intenção da Taguspark (empresa participada pela PT) de comprar parte da Media Capital, apesar de ser accionista da operadora.
"Nunca foi abordado [nas reuniões do conselho de administração da PT] nenhum tema sobre o Taguspark, aquisição ou venda, nem da TVI", disse Nuno Vasconcelos.
"Nunca me foi dado a conhecer a intenção da Taguspark de comprar parte ou totalidade da Media Capital, aliás só há pouco tempo tomei conhecimento que a Taguspark era participada pela PT", acrescentou.
Segundo Nuno Vasconcelos, todas as questões estratégicas sobre conteúdos foram abordadas, tendo os accionistas sido sempre informados sobre isso mas sobre o "Taguspark - que não tem conteúdos e que gere imobiliário - nunca fomos informados no conselho [de administração]".
Questionado pelo deputado do PSD Agostinho Branquinho se esta era uma boa prática empresarial, Nuno Vasconcelos respondeu que na empresa que preside, existe a prática de, no conselho de administração quer na comissão executiva, "desde cedo alinhar toda a informação com todos os accionistas e parceiros", alegando, no entanto, que se trata "de estilo empresarial" e que a Ongoing é "uma empresa familiar".
*Com Agência Lusa