A forma como as escolas implementam a avaliação de desempenho dos professores será considerada na avaliação externa aos estabelecimentos de ensino a partir do ano lectivo 2010/2011, anunciou o secretário de Estado Adjunto e da Educação.
Corpo do artigo
Em declarações aos jornalistas no final de uma audição na Comissão de Educação e Ciência da Assembleia da República, Jorge Pedreira sublinhou que aquela é uma das recomendações do relatório da OCDE sobre avaliação de desempenho docente, mas que o próprio ministério "já tinha pensado" nesta possibilidade.
"Portanto, nada mais natural que o sistema de aplicação da avaliação de desempenho seja ele próprio objecto de avaliação por parte das equipas de avaliação externa [levada a cabo pela Inspecção-Geral de Educação]", afirmou o secretário de Estado.
Questionado sobre quando é que este parâmetro poderia começar a ser considerado, Jorge Pedreira lembrou que "está a decorrer um ciclo de avaliação externa", pelo que as regras do jogo "não devem ser mudadas a meio".
"Mas, certamente no próximo ciclo de avaliação externa [a partir de 2010/2011], essa dimensão deverá fazer parte. É esse o nosso entendimento", acrescentou.