O líder parlamentar do Bloco de Esquerda, Luís Fazenda, disse esta quarta-feira que o discurso do ministro das Finanças evoca "velhos fantasmas da política portuguesa", com ecos de um velho lema do Estado Novo.
Corpo do artigo
Fazenda falava durante uma audição da comissão permanente da Assembleia da República a Vítor Gaspar. Alguns minutos antes, Gaspar alertara para os "riscos potencialmente catastróficos" de "tornar mais difícil" o cumprimento do programa da 'troika'.
Para Fazenda, Gaspar estava a sugerir que os críticos do Governo e do programa da 'troika' não são patriotas, evocando sem o mencionar o 'slogan' do salazarismo "tudo pela nação, nada contra a nação".
O líder parlamentar do BE criticou Gaspar por agitar "velhos fantasmas da política portuguesa": "Aqui é a casa da democracia."
Fazenda perguntou a Gaspar se o Governo vai fazer um orçamento retificativo ou adotar mais medidas extraordinárias ainda este ano. "O que vai fazer para ajustar [o défice orçamental à nova meta de] cinco por cento?"
O ministro admitiu que haverá um orçamento retificativo, a apresentar na mesma data que o orçamento para 2013, e disse ainda que vai haver "medidas temporárias".