A deputada do Bloco de Esquerda Ana Drago criticou hoje, segunda-feira, as declarações do primeiro-ministro sobre o Orçamento de Estado para 2011, aconselhando José Sócrates a "ter alguma ponderação" nos momentos em que defende o documento orçamental.
Corpo do artigo
"Com amigos destes, não é preciso inimigos", ironizou a deputada bloquista, a propósito das afirmações do chefe de Governo, que disse ao Diário Económico que este orçamento "protege o país da crise internacional, protege a economia, protege o emprego e protege o modelo social".
Em declarações à Lusa, Ana Drago recordou que o Governo socialista reduziu o subsídio de desemprego, precisamente numa altura em que o país "se encaminha para uma situação de recessão", com a consequente perda de postos de trabalho.
"Além disso, este Governo reduziu as comparticipações na área dos medicamentos e entendeu que os primeiros a pagar a crise seriam os mais pobres, pelo que é preciso um enorme descaramento", afirmou.
O Executivo socialista divulgou já o Orçamento do Estado para 2011, um documento classificado pelo ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, como "o mais importante dos últimos 25 anos".
Entre as medidas de austeridade incluídas no orçamento estão os cortes nos salários dos trabalhadores do Estado, o congelamento das pensões e o aumento de impostos, com o IVA a subir de 21 para 23%, além de uma redução drástica das deduções em sede de IRS.
Ao nível das previsões macroeconómicas, o Governo estima um crescimento da economia na ordem dos 0,2%, com o desemprego a crescer para uma taxa de 10,8%.