Cavaco congratula-se por partidos reconhecerem necessidade de maioria na Assembleia da República

O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, congratulou-se, este sábado, pelo facto de os partidos já terem reconhecido que o próximo Governo terá ser de um executivo com apoio maioritário na Assembleia da República.
"Todos os partidos já reconheceram que o próximo Governo deve ser um Governo com apoio maioritário da Assembleia da República, talvez esta seja uma das notícias mais importantes que nós podemos dar neste momento aos nossos parceiros europeus e aos mercados", afirmou o chefe de Estado, em declarações aos jornalistas no final do encontro do Grupo de Arraiolos, que terminou ao final da manhã em Budapeste.
Depois, falando em inglês para a comunicação social estrangeira, insistiu na ideia, considerando mesmo "crucial" para Portugal que o próximo Governo seja um executivo maioritário.
"É crucial para Portugal ter depois de Junho um Governo com uma maioria no Parlamento", disse, sublinhando que se o Governo for minoritário poderá negociar com a oposição, mas "poderá enfrentar dificuldades" na aprovação de medidas.
Questionado por um jornalista estrangeiro se esta declaração quer dizer que se o próximo Governo não tiver maioria, então, voltará a convocar eleições, Cavaco Silva responder de forma taxativa: "Claro que não", frisou.
