O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, participa, hoje, domingo, no Porto, na abertura oficial das Comemorações do Centenário da República, num dia repleto de iniciativas que incluem a participação de Manuel Alegre num almoço comemorativo do 31 de Janeiro.
Corpo do artigo
As comemorações oficiais começam às 11:40, na Avenida dos Aliados, com o hastear da bandeira, a guarda de honra ao Presidente da República (PR) e as intervenções do presidente para a Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República e de Cavaco Silva.
Manuel Alegre, que, no início do mês, se mostrou disponível para uma recandidatura nas eleições presidenciais, também está no Porto, onde participa, às 13:00, num almoço comemorativo do dia 31 de Janeiro, promovido pelo Movimento de Intervenção e Cidadania e marcado para o Hotel Mercure, na Praça da Batalha.
As cerimónias deste domingo começaram, no entanto, às 10:00, com uma romagem ao Cemitério do Prado do Repouso, promovida pela Associação 31 de Janeiro.
Ás 17:00, na Praça dos Poveiros, a mesma associação descerra uma placa alusiva ao Centenário da República, inaugurando, uma hora mais tarde, no Ateneu Comercial do Porto, a exposição "Quem fez a República" e apresentando o livro "A Maçonaria e a implementação da República".
A música, o teatro e as exposições de Serralves (com entrada livre durante todo o dia) compõem o resto da programação de domingo: "O Ano de 1910" é o título do concerto interpretado pela Orquestra Nacional do Porto, na Casa da Música, às 18:00 e, uma hora antes, a Cadeia da Relação recebe um recital da Orquestra MIMA.
Ás 16:00, o Teatro Nacional de S. João associa-se às comemorações, apresentando, com entrada livre, O Ano do Pensamento Mágico, de Joan Didion, interpretado por Eunice Muñoz.