<p>O Presidente da República, Cavaco Silva, remeteu hoje, quarta-feira, qualquer esclarecimento sobre uma eventual recandidatura para uma declaração que fará terça-feira, às 20 horas, no CCB, sem revelar o conteúdo da mesma.</p>
Corpo do artigo
No domingo, o comentador político e ex-líder do PSD, Marcelo Rebelo de Sousa, anunciou que o actual chefe de Estado iria anunciar a sua recandidatura a Belém, uma informação que a Presidência da República até agora não confirmou oficialmente.
Na Covilhã, à margem de uma cerimónia onde receberá as chaves da cidade, Cavaco Silva recusou comentar este "anúncio" de Marcelo Rebelo de Sousa, que disse a hora (20 horas) e o local (CCB) da apresentação da candidatura a Belém.
"Nunca fiz comentários sobre o que dizem ou não os analistas e também não o vou fazer agora", referiu, anunciando em seguida: "Na próxima terça-feira farei uma declaração à comunicação social", resumiu.
"Não vou antecipar aquilo que direi", acrescentou o Presidente da República, que minutos antes tinha sido felicitado pelo presidente da Câmara da Covilhã, Carlos Pinto, pelo anúncio de recandidatura, numa cerimónia oficial.
Cavaco Silva disse que "ainda têm que esperar por aquilo que irei dizer, mas o presidente da câmara e as gentes da Covilhã são generosos. Fiquei sensibilizado".
O Presidente da República referiu que a declaração da próxima terça feira "será feita no Centro Cultural de Belém, não muito longe das 20:00, com certeza," na sala Fernando Pessoa.
"Teve que ser reservada, não teve? Há algum tempo os senhores sabem", concluiu, dirigindo-se aos jornalistas.
Cavaco Silva falava depois da sessão solene do 140.º aniversário da cidade da Covilhã e da inauguração de uma estátua do rei D. Luís I, que concedeu o título à terra serrana.
Por entre os aplausos de centenas de pessoas, no descerramento da escultura, não faltou quem clamasse "viva o rei", monarca que o próprio Presidente da República classificou como "de boa lembrança entre os seus contemporâneos".
Antes de deixar a cidade neve, Cavaco Silva assiste pelas 14.30 horas na Universidade da Beira Interior (UBI) ao início da "latada", o desfile dos "caloiros" que este ano ingressaram na instituição.