O Presidente da República, Cavaco Silva, agradeceu hoje, sábado, a forma como as autoridades de Andorra la Vella acolheram a comunidade portuguesa radicada na capital do principado.
Corpo do artigo
"É sempre com satisfação e orgulho que ouço as palavras de respeito e consideração que a comunidade portuguesa merece às autoridades de Andorra", disse, depois de um encontro com a presidente da Câmara de Andorra, Rosa Ferrer.
"Trata-se de uma comunidade bem integrada, que, com o seu trabalho e a sua acção, concorre de forma determinante para o desenvolvimento económico e social de Andorra e para o bem-estar e a prosperidade desta cidade. Uma comunidade que soube conciliar essa integração com a manutenção da cultura e das tradições portuguesas", disse ainda Cavaco Silva.
O chefe de Estado, que chegou a Andorra na noite de quinta feira, iniciou o dia de hoje, sábado, na sede do Governo, onde se reuniu com o primeiro ministro, Jaume Bartumeu a quem agraciou com a Grã-Cruz da Ordem do Infante, pelo seu apoio na sequência do acidente do Túnel dos Valires, em Novembro do ano passado, que causou cinco mortos e seis feridos, todos portugueses.
Depois, Cavaco Silva seguiu para o edifício da autarquia onde se reuniu brevemente com Roda Ferrer a 'consol' de Andorra la Vella, cargo equivalente a presidente da autarquia.
Foi aqui, perante responsáveis locais que Cavaco Silva deixou a sua primeira intervenção pública em Andorra, onde agradeceu as palavras de Ferrer sobre a comunidade portuguesa.
"Interpreto-as como um sinal de reconhecimento pelo Povo português e, muito em especial, de apreço pela grande comunidade portuguesa que reside neste Principado", disse.
Para Cavaco Silva a presença "significativa e bem integrada" dos portugueses que estão em Andorra "constitui uma oportunidade única para o reforço do relacionamento entre os nossos dois Povos e Países".
"É tempo de aproveitar as potencialidades que este relacionamento encerra, incluindo ao nível do poder local, através da partilha de experiências e de projectos entre as nossas estruturas municipais", afirmou.