(Em atualização) O CDS decidiu adiar o Congresso que estava marcado para o próximo fim-de-semana na Póvoa de Varzim. A decisão deverá ser tomada em reunião do Conselho Nacional que foi convocada para esta sexta-feira. A nova data proposta é a de 20 e 21 de Julho.
Corpo do artigo
O Conselho Nacional do CDS-PP reúne-se esta sexta-feira para deliberar o adiamento do Congresso marcado para este fim-de-semana por estar em curso o processo para "uma solução de estabilidade no Governo", confirmou fonte da direção do CDS citada pela Agência Lusa.
A Comissão Executiva e o presidente do Conselho Nacional, Pires de Lima, com o acordo do presidente da mesa do Congresso, Luís Queiró, solicitaram a marcação de um Conselho Nacional para esta sexta-feira à noite no sentido de deliberarem o adiamento da reunião magna dos democratas-cristãos para 20 e 21 de julho, afirmou a fonte.
"Estando em curso o processo para encontrar uma solução de estabilidade no Governo e dependendo essa solução da avaliação do presidente da República, e estando marcadas reuniões do presidente da República com os partidos para a próxima semana, entende-se que se deve adiar o Congresso no sentido de que quando este se realize os congressistas tenham todos os elementos para tomar decisões no Congresso", fundamentou a mesma fonte.
O adiamento proposto é de quinze dias, para 20 e 21 de julho.
O Conselho Nacional do CDS-PP, o órgão máximo do partido entre congressos, reúne-se esta sexta-feira, pelas 20.30 horas na sede democrata-cristã, em Lisboa.
O XXV Congresso do CDS-PP estava marcado para sábado e domingo na Póvoa de Varzim.
Na nota enviada aos congressistas, o presidente da Comissão Organizadora do Congresso, António Carlos Monteiro, afirma que, "naturalmente, o partido reembolsará as despesas de transporte e alojamento incorridas pelos congressistas".