Parlamento vai ouvir Ana Oliveira Bruno e Joaquim Coimbra, presidentes dos conselhos de administração de duas das empresas accionistas do semanário Sol, no âmbito das audições na Comissão de Ética.
Corpo do artigo
Os dois nomes foram propostos pelo PS num requerimento entregue a 17 de Fevereiro e hoje, quarta-feira, aprovado com a abstenção do Bloco de Esquerda, segundo disse o socialista Miguel Laranjeiro.
O PSD absteve-se também relativamente à audição de Joaquim Coimbra.
A questão sobre a estrutura acionista do Sol já foi, aliás, levantada pelo PS nas audições realizadas, nomeadamente ao antigo director do jornal Público José Manuel Fernandes e ao jornalista Mário Crespo.
Entretanto, na quinta feira à tarde, quando estava a ser ouvido na comissão de Ética, o ex-deputado Arons de Carvalho defendeu também que o semanário Sol devia dar a conhecer os seus proprietários "em nome da transparência".
O jornal Sol é propriedade da empresa O Sol é Essencial, que é maioritariamente detida pela angolana Newshold, com 84 por cento do capital social.
O restante capital social é dividido pela JVC Holding (oito por cento) e pela Comunicação Essencial (oito por cento), constituída pelos jornalistas que assumem a direção do título.
A Newshold tem como presidente do conselho de administração a advogada Ana Oliveira Bruno, especialista em Direito da Família e Sucessões, Fusões, Aquisições e 'Off-shores'.
Ana Oliveira Bruno é também presidente do conselho de administração da O Sol é Essencial.
A JVC Holding tem como presidente do conselho de administração o empresário Joaquim Coimbra, membro do conselho nacional do PSD.
Até agora, já foram ouvidos pela comissão de Ética o ex-diretor do jornal Público José Manuel Fernandes, o jornalista Mário Crespo, o ex-deputado Arons de Carvalho, o diretor do Diário Económico António Costa, a jornalista do semanário Sol Felícia Cabrita, o ex-administrador do BCP Armando Vara e o diretor do Jornal de Noticias José Leite Pereira.