<p>O Sindicato Nacional do Corpo da Guarda Prisional vai convocar dois períodos de greve em Dezembro, além de aderir à greve geral de quarta-feira, disse hoje, sábado, o presidente daquela estrutura.</p>
Corpo do artigo
"Segunda ou terça-feira avança o pré-aviso da greve que decorrerá em dois períodos: de 10 a 13 e de 15 a 19 de Dezembro", avançou o presidente do Sindicato Nacional do Corpo da Guarda Prisional (SNCGP), Jorge Alves, à Lusa.
Cerca de duas dezenas de guardas prisionais continuam hoje em vigília, na Praça do Comércio, um protesto que começou na sexta-feira.
Os guardas prisionais lutam pela aprovação de um novo estatuto, contra a redução de vencimento prevista para 2011 no âmbito das medidas de austeridade anunciadas pelo Governo, pela progressão de escalões profissionais, que está congelada, e pelo pagamento de subsídios.
Segundo o presidente do SNCGP, esta vigília foi marcada porque se "esgotaram todos os caminhos de negociação com o Ministério da Justiça".
Jorge Alves explicou na sexta-feia que "depois de vários meses o ministério ter dito que aguarda um despacho conjunto com as Finanças para resolver os problemas e garantir os direitos dos guardas prisionais, esgotaram-se todos os caminhos para chegar a uma boa conclusão".
Os guardas prisionais, disse, "sentem-se completamente discriminados em relação às forças de segurança, tuteladas pelo Ministério da Administração Interna.
"Já foram garantidas as progressões para a PSP e aprovado o novo estatuto. Nós trabalhamos de dia e noite, não recebemos subsídios de turno nem nocturno, trabalhamos cerca de 250 horas por mês. Há mais de 50 horas mensais que não são remuneradas", acrescentou ainda o presidente sindical.