A secretária de Estado norte-americana Hillary Clinton congratulou os portugueses pela celebração, hoje, 10 de Junho, pelo seu dia nacional, sublinhando a "amizade duradoura" entre os dois países e o apoio que Portugal tem prestado aos Estados Unidos.
Corpo do artigo
Numa mensagem divulgada pela Casa Branca sobre o Dia de Portugal de Camões e das Comunidades Portuguesas, a secretária de Estado congratula o povo português também em nome do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.
"Os Estados Unidos e Portugal têm vindo a desenvolver uma parceria vibrante, enraizada em valores, interesses e uma História comum", afirma Hillary Clinton na mensagem recordando o período de exploração e descobertas marítimas pelo mundo.
Apontou ainda o facto de Portugal "ter reconhecido muito cedo os Estados Unidos como um país soberano assim que se formou, do outro lado do Atlântico, e o contributo da cultura portuguesa para moldar" a nova nação.
"Hoje, as nossas nações, parceiras e aliadas, continuam a criar uma ponte entre o Atlântico. Como valioso membro da NATO e da Comunidade de Democracias, Portugal fornece liderança nos vários desafios globais e preocupações comuns", salientou ainda a governante.
Hillary Clinton vincou igualmente o apreço que os Estados Unidos têm pelo apoio que Portugal tem prestado às missões no Afeganistão, à instalação de detidos em Guantanamo, e aos esforços para lidar com as mudanças climáticas, entre outras matérias importantes para os norte-americanos.
A concluir a mensagem, a secretária de Estado norte-americana deseja "o melhor para todos os portugueses, onde quer que estejam", e espera que a colaboração entre os dois países "avance nas causas da paz, segurança e prosperidade ao longo do século 21".