O Presidente da Assembleia da República, Jaime Gama, participa hoje, em Londres, numa cerimónia evocativa do II Centenário das Linhas de Torres, que terá lugar no Parlamento Britânico.
Corpo do artigo
A cerimónia é organizada pelo All Party Parliamentary Group on Portugal e pelo All Party Parliamantary Group on Wargraves and Battlefield Heritage.
O Presidente da Assembleia da República avistar-se-á com o Presidente da Câmara dos Comuns, John Bercow, e com a Presidente da Câmara dos Lordes, Baroness Hayman, e deslocar-se-á ao Museu Wellington (Aspley House).
Integram a comitiva do Presidente da Assembleia da República o deputado do CDS-PP José Ribeiro e Castro, presidente da Comissão Parlamentar de Negócios Estrangeiros e Comunidades Portuguesas, e o deputado do PSD José Luís Arnaut, presidente da Comissão Parlamentar de Defesa Nacional.
A construção das Linhas de Torres, um exemplo das históricas ligações entre Portugal e a Inglaterra, foi iniciada em 1809 com o objectivo de defender Lisboa das invasões francesas.
As Linhas de Torres Vedras estendiam-se ao longo de mais de 80 quilómetros e eram "constituídas por 152 fortificações, guarnecidas com 600 peças de artilharia".
Este "reduto armado", construído pelo Exército português com grande contribuição da parte britânica, era defendido por 36 mil soldados portugueses, 35 mil britânicos, 8 mil espanhóis e cerca de 60 mil homens de tropas portuguesas "não regulares".