Manifestações em mais de 20 cidades portuguesas estão marcadas para sábado, num protesto contra as novas medidas de austeridade anunciadas pelo Governo.
Corpo do artigo
O apelo para a manifestação "Que se lixe a troika! Queremos as nossas vidas!" surgiu na Internet através das redes sociais e foi inicialmente organizada por algumas pessoas de Lisboa, mas acabou por ser acolhida em várias regiões de Portugal.
Até ao momento, a manifestação está marcada para 25 cidades portuguesas.
O protesto, agendado para as 17 horas, começa em Lisboa na Praça José Fontana e no Porto na Avenida dos Aliados.
Numa nota enviada à agência Lusa, a direção nacional da PSP refere que a Polícia preparou o dispositivo policial tendo por base manifestações anteriores e o atual momento do país, além de perspetivar "cenários que podem ser equacionados" durante o dia de sábado.
Nesse sentido, a PSP vai prestar especial atenção aos locais onde vão afluir mais pessoas, nomeadamente transportes públicos, manifestações públicas e discórdias que possam ser resolvidas ou minimizadas com a presença policial.
"Os recursos humanos e materiais da PSP serão utilizados de forma gradual e em função do grau de conflitualidade ou da movimentação de pessoas, tendo sempre presentes os níveis de ameaça e a avaliação permanente do risco", adianta a direção nacional da PSP.
Os signatários do protesto já afirmaram que a manifestação de sábado pretende ser o "início de uma revolta popular pacífica" contra as políticas "criminosas e de saque" e uma oportunidade para todos dizerem "basta!".
Manifestações "Que se lixe a troika! Queremos as nossas vidas!" estão também marcadas para Fortaleza (Brasil), Berlim, Barcelona, Paris, Londres, junto aos consulados e embaixadas de Portugal.