As novas medidas de austeridade anunciadas na quinta-feira à noite pelo Primeiro-ministro Pedro Passos Coelho merecem hoje amplo destaque nas edições online dos jornais espanhóis, sendo também alvo de referências nos diários franceses.
Corpo do artigo
O jornal espanhol Publico dá conta de uma "Nova tesourada de Portugal às pensões e funcionários", sublinhando que o Governo português vai "cortar inclusivamente salários inferiores a mil euros e aumentará o IVA".
O El Pais destaca que "Portugal aumentará meia hora a jornada laboral e eliminará os subsídios aos funcionários" [públicos] que ganhem mais de 1.000 euros por mês, medida que também abrange os pensionistas.
De acordo com o jornal, os portugueses começam "a notar as duras exigências do resgate económico" de maio.
O ABC refere que "O Governo português elimina os subsídios de funcionários e pensionistas" e que as novas medidas de austeridade também "incluem o aumento em meia hora da jornada laboral no sector privado".
O assunto também destacado no El Mundo: "Portugal amplia em meia hora a jornada laboral e suprime os subsídios", e no La Vanguardia: "Portugal radicaliza o seu plano de ajuste para poder continuar no euro".
O tema também é alvo de referência nos jornais online franceses, nomeadamente no Le Monde, que fala de uma "Nova série de medidas de austeridade em Portugal", e no Le Fígaro, que dá conta de um "Orçamento de rigor para 2012".