O secretário nacional do PS para a Organização, Miguel Laranjeiro, afirmou quarta-feira à noite que o antigo Presidente da República Mário Soares foi convidado para participar na campanha dos socialistas, mas adiantou que a sua presença não está prevista.
Corpo do artigo
Miguel Laranjeiro falava aos jornalistas no final do comício do PS em Barcelos, depois de confrontado com a notícia do jornal "Público" de que Mário Soares recusou o convite que lhe foi feito na terça-feira passada pelo secretário-geral, António José Seguro, para estar presente na campanha europeia dos socialistas.
"Claro que [Mário Soares] foi convidado, mas não está prevista a sua presença", declarou o membro do Secretariado Nacional do PS.
Interrogado sobre o motivo de o ex-chefe de Estado e fundador do PS não ter qualquer participação prevista na campanha dos socialistas para o Parlamento Europeu, Miguel Laranjeiro respondeu: "Não sei".
Perante a insistência dos jornalistas neste assunto, Miguel Laranjeiro riu-se quando lhe perguntaram se considerava "irrevogável" a ausência do ex-chefe de Estado em qualquer ação de campanha do PS.
"Não se pode perguntar isso a mim. Tem de ser ao próprio [Mário Soares]", afirmou.
Questionado se a direção dos socialistas encarava com mágoa a ausência de Mário Soares, o dirigente do PS referiu que o antigo Presidente da República "é o militante número um", mas recusou que a ideia de que isso fragilize a campanha do seu partido.
"Acabam de vir de um dos maiores comícios desta campanha eleitoral, aqui, na cidade de Barcelos. Há uma dinâmica e uma energia de todo o partido e do país para a mudança necessária no próximo domingo", sustentou.
Já sobre a possibilidade de o ex-primeiro-ministro José Sócrates, na próxima sexta-feira, também estar presente na descida do Chiado, além de participar no tradicional almoço na Trindade, em Lisboa, o secretário nacional do PS para a Organização deu a seguinte resposta: "Como sabem, [José Sócrates] estará no almoço da Trindade. Depois, há uma dinâmica de todas essas participações".
Segundo o jornal "Público", Mário Soares foi convidado por António José Seguro, na terça-feira, para participar numa das últimas iniciativas de campanha do PS, a tradicional descida do Chiado, mas recusou o convite.
Fontes próximas do fundador do PS disseram ao jornal "Público" que Soares não gostou de receber o convite num momento em que a campanha já está próxima do fim e em que a polémica sobre a sua eventual ausência já está instalada.