O presidente da Associação dos Praças, Luís Reis, disse esta quarta-feira ter recebido a garantia do ministro da Defesa Nacional, Aguiar Branco, de que os salários de Novembro e Dezembro, bem como o subsídio de Natal, serão cumpridos.
Corpo do artigo
"Houve uma garantia que se iria cumprir com esse pressuposto, de que nem sequer se colocava em causa a questão do pagamento e isso descansou-nos em relação a essa matéria", afirmou Luís Reis em declarações à Agência Lusa, no final de uma audiência com o ministro da Defesa, José Pedro Aguiar Branco, em Lisboa.
O dirigente da Associação dos Praças referiu que transmitiu ao ministro da Defesa as preocupações "que reinam nas Praças e nas suas famílias" face a notícias recentes que dão conta que "os ramos não terão orçamento para fazer face aos pagamentos de Novembro e Dezembro, inclusivamente do subsídio de Natal".
"Como é que o processo será feito não sei. O que é certo é que houve essa garantia de que os salários serão pagos, isso para nós basta no sentido em que acreditamos na palavra das pessoas", reforçou.
Luís Reis acrescentou ter "chamado a atenção" do ministro da Defesa "para a necessidade de no Orçamento do Estado para 2012 a verba com o pessoal esteja bem fundamentada", visando evitar "sempre o mesmo cenário de no último trimestre do ano não haver dinheiro para pagar os vencimentos".
Na primeira audiência com o ministro da Defesa, o presidente da Associação de Praças manifestou ainda preocupações quanto ao futuro da saúde militar e sobre o sistema remuneratório e expressou "incompreensão em relação às despesas de representação" atribuídas a um conjunto de chefias.
Esses pagamentos, disse, constituem "uma forma encapotada de aumento de ordenado uma vez que as pessoas recebem esse valor todos os meses".