No concelho do Distrito de Bragança onde estão localizadas três barragens hidroeléctricas [Picota, Bemposta e Miranda do Douro], António José Seguro invocou o tema da seca com uma referência direta à Ministra da Agricultura Assunção Cristas.
Corpo do artigo
"Evidentemente que o Governo não tem culpa da falta de chuva, mas também não é com fé que se resolve o problema da seca em Portugal", referiu. " A questão exige uma decisão política e única coisa a fazer é antecipar as ajudas comunitárias aos agricultores", acrescentou o líder do principal partido da oposição durante a cerimónia de boas-vindas na Câmara Municipal de Miranda do Douro.
Aliás, ainda no contexto dos problemas que afetam o interior, António José Seguro acusou o Governo de Pedro Passos Coelho de apenas "Cortar e Extinguir" para explicar a seguir que as populações afastados do litoral não podem ser duplamente penalizadas, nomeadamente em matéria de acesso à saúde " É que aqui pagam-se as mesmas taxas moderadoras que no litoral, mas como as unidades de saúde estão distantes, o custo dos transportes é largamente superior", constatou. "Esta é aliás uma das razões porque nestes dias quero juntar a minha voz à voz das populações, na medida em que o fecho de centros de saúde, a extinção de tribunais ou de freguesias têm de ser racionais", disse também o Secretário-geral do PS.
O encerramento de unidades de saúde está no entanto longe ser o único problema apontado pelo socialista que preside à Câmara de Miranda do Douro. Artur Nunes apontou a falta de investimento público, o desemprego e a falta de ligação do IC5 à vizinha Espanha como alguns dos problemas graves do concelho e esperou um gesto de António José Seguro. O secretário-geral do PS lembrou o tempo em que a palavra tinha um valor de uma escritura pública e com um aperto de mão prometeu defender o interior do país. " Não me esquecerei da minha condição de beirão para o fazer", prometeu.
Até ao próximo sábado, Seguro vai percorrer oito distritos do chamado "Portugal profundo" que abrangem cerca de 14% da população do país, terminando o roteiro com uma conferência nacional em Castelo Branco