Presidente da Comissão Europeia congratulou-se, em Estrasburgo, por o próximo colégio de comissários europeus ter nove mulheres, mais do que previa há alguns dias.
Corpo do artigo
"Só hoje é que recebi a lista completa de comissários" e "já estou satisfeito com a situação a que chegámos" porque "há uma semana só tínhamos três" mulheres, disse Durão Barroso, num período de perguntas e respostas com os deputados europeus.
Durão Barroso deverá iniciar ainda esta semana os encontros com cada um dos comissários europeus designados pelas capitais dos 27, a fim de preparar a formação da nova Comissão Europeia, que deverá receber o aval do Parlamento Europeu em Janeiro.
O presidente do executivo comunitário, reeleito em Setembro para um novo mandato de cinco anos, quer apresentar a equipa antes do fim do ano para que cada um dos futuros membros do seu colégio seja submetido, em Bruxelas, a uma audição do Parlamento Europeu a partir de 11 de Janeiro.
A assembleia deverá em seguida votar a nova equipa de Durão Barroso na sessão plenária de 18 a 21 de Janeiro, em Estrasburgo.
A realização de um referendo na Irlanda e o o atraso da República Checa na ratificação do Tratado de Lisboa não permitiu que a nova Comissão Europeia entrasse em funções na data prevista, a 01 de Novembro último.