O PCP considera que o primeiro-ministro assumiu "com toda a clareza", na entrevista à RTP, que o objetivo da política do Governo e do acordo da ajuda externa é baixar salários para "pagar a crise".
Corpo do artigo
"Para o PCP, há um elemento muitíssimo relevante nesta entrevista. É que o primeiro-ministro assume com toda a clareza que o objetivo deste programa [de ajustamento financeiro] é reduzir os custos do trabalho, reduzindo os salários a quem trabalha para pagar a crise que o capital criou", disse o deputado comunista João Oliveira, numa declaração aos jornalistas no Parlamento após a entrevista do primeiro-ministro.
João Oliveira acrescentou que "isto confirma que o primeiro-ministro está, de facto, empenhado num único objetivo, que é o de empobrecer os trabalhadores e agravar a exploração para resolver os problemas que o capital criou e cuja responsabilidade não quer assumir".
A entrevista foi, por isso, considerou, "muito clara em relação às intenções do Governo" e "deve ser obrigatoriamente muito clara para os portugueses".