<p>O ministro das Obras Públicas confirmou, esta manhã no Parlamento, o arranque das obras do troço Poceirão-Caia, em alta velocidade, no início do próximo ano, tal como inicialmente previsto. </p>
Corpo do artigo
"Está previsto o arranque das obras no terreno do troço Poceirão-Caia durante o primeiro trimestre de 2011", afirmou António Mendonça.
O governante, que apresentava no Parlamento as medidas do seu ministério para o Orçamento do Estado para 2011, afirmou também que "está igualmente a ser preparado do ponto de vista técnico e financeiro o projecto de ligação Lisboa-Poceirão, incluindo a Terceira Travessia do Tejo, para ser lançado em tempo oportuno".
Reavaliar não significa parar
O ministro das Obras Públicas negou a existência de contradições com o acordo para a viabilização do Orçamento do Estado, que prevê a análise das Parcerias Público-Privadas (PPP).
"Há interpretações que reavaliar é parar tudo o que está em curso e, de facto, não é essa a interpretação", afirmou o António Mendonça.
O ministro disse que os projectos que "estavam programados têm de ser reavaliados", porque o país está a "atravessar um período de crise financeira" e existem "restrições financeiras fortes".
Contudo, "não se trata de parar absolutamente nada, trata-se de reavaliar", frisou.
António Mendonça rejeitou que estas afirmações impliquem uma contradição com o acordo assinado entre o Governo e o PSD para a viabilização do Orçamento do Estado para 2011.
"Não há qualquer contradição com o acordo. O acordo, o que diz nesta matéria, é que as PPP vão ser objecto de reavaliação. É isso que está definido e é isso que está a ser feito", acrescentou.
*Com Agência Lusa