O Orçamento do Estado é o mote das jornadas parlamentares do PCP, que arrancam hoje, segunda-feira, em Santarém, onde há vários anos não se realiza esta reunião dos comunistas. De fora ficam as presidenciais, mas o candidato do partido, Francisco Lopes, participa no encontro.
Corpo do artigo
De um lado, o Orçamento de Estado para 2011; do outro, o sector produtivo, serviços públicos e instituições sociais eficazes. Como compatibilizar ambos, sem prejudicar os segundos? Esta é a questão para a qual o PCP promete fazer sair uma resposta das suas jornadas parlamentares, que decorrem hoje e amanhã em Santarém, onde os deputados comunistas irão analisar não só a situação económica e social do país, mas também, especificamente, a do distrito anfitrião do encontro.
Após terem sido acolhidos em Viseu e Setúbal, nesta legislatura, os trabalhos das jornadas, no Santarém Hotel, abrem ao início da tarde com as intervenções do líder parlamentar do PCP, Bernardino Soares, e do secretário-geral Jerónimo de Sousa. O grupo parlamentar será dividido depois em vários grupos, que visitarão empresas e contactarão com comissões de utentes e a população da região. Amanhã, serão conhecidas as conclusões das jornadas.
Segundo Bernardino Soares, as reuniões dos vários grupos terão em "grande atenção as questões do sector produtivo". "Procuraremos, com isso, habilitar melhor a nossa intervenção com vista, sobretudo, ao Orçamento do Estado, que vai entrar daqui a poucos dias, e sobre o qual procuraremos reflectir e apresentar propostas e linhas fundamentais de uma mudança política, que deve confrontar-se com a continuação que o PS e o PSD querem manter em 2011", disse ao JN.
Sobre a ameaça de o documento vir a ser chumbado pelo PSD, o presidente da bancada parlamentar é mais lacónico: "Pelo que tenho visto, é um conjunto de jogos de palavras à volta da aprovação do Orçamento. Mas nunca vi um desentendimento entre o PS e o PSD sobre o conteúdo das políticas que estão a ser seguidas, sobretudo os seus princípios fundamentais".
As eleições presidenciais não merecerão qualquer análise nestas jornadas. Porém, Bernardino Soares adiantou que o candidato do PCP Francisco Lopes participará nos trabalhos. "As jornadas são parlamentares, não são integradas na campanha para a Presidência da República", frisou o deputado comunista.