Ordem dos Advogados demite presidente da Comissão de Direitos Humanos por "perda de confiança"
O Conselho Geral da Ordem dos Advogados deliberou por unanimidade destituir, "por perda de confiança", o causídico Jerónimo Martins do cargo de presidente da Comissão de Direitos Humanos, anunciou o bastonário Marinho Pinto.
Corpo do artigo
"A deliberação fundou-se na perda de confiança e foi tomada durante a última reunião do Conselho Geral realizada no sábado passado, em Coimbra", adianta um "comunicado do bastonário" divulgado no site da Ordem dos Advogados (OA).
O bastonário da Ordem dos Advogados, António Marinho Pinto, informa que "em breve será anunciado o novo presidente da Comissão de Direitos Humanos da OA".
Confrontado pela agência Lusa com esta decisão, Marinho Pinto reiterou que houve "perda de confiança" em Jerónimo Martins. O bastonário escusou-se a adiantar mais pormenores, referindo apenas que ainda não está escolhido o nome do sucessor.
A Comissão de Direitos Humanos da OA "posiciona-se como observatório social da evolução pelo respeito dos direitos fundamentais dos cidadãos, promovendo os direitos, liberdades e garantias da pessoa; colaborando activamente com organizações cívicas e institucionais e identificando e denunciando situações violadoras dos princípios universalmente aceites como símbolos dos direitos humanos", segundo o site da OA.
O Conselho Geral é presidido pelo bastonário e é o órgão de direcção e gestão da Ordem dos Advogados.