<p>"Constato a leveza com que o primeiro-ministro falta à verdade, numa entrevista. Tem dificuldade de convívio com a verdade". A acusação foi feita pelo deputado social-democrata Pedro Duarte, em declarações ao JN, no final da audiência da Comissão de Ética a Rui Pedro Soares.</p>
Corpo do artigo
Em causa estão declarações proferidas pelo primeiro-ministro na entrevista ao programa "Sinais de Fogo", da SIC, emitido na passada segunda-feira. Questionado por Miguel Sousa Tavares, José Sócrates disse que Rui Pedro Soares entrou na PT por concurso, o que desmentiria a tese de admissão por razões partidárias.
Ora, durante a audição parlamentar, o ex-administrador pronunciou-se sobre a sua carreira de uma década na PT - que segundo afirmou nunca mereceu qualquer reparo - esclarecendo que se manteve nos três anos iniciais como contratado a prazo. Rui Pedro Soares não fez qualquer referência a um concurso. Nem quando Pedro Duarte sublinhou a contradição entre as suas palavras e o que afirmara o chefe do Governo na entrevista televisiva.