Procurador-geral da República reconhece que o mal-estar entre Polícia Judiciária e magistrados do Ministério Público tem "dezenas de anos" e por isso agendou uma reunião para "tentar resolver o assunto".
Corpo do artigo
"Quem acompanha os assuntos da Justiça sabe que o mal-estar tem dezenas de anos", disse Pinto Monteiro à entrada para um almoço de homenagem a juízes conselheiros jubilados, no Centro de Congressos de Lisboa.
Segundo o PGR, a reunião servirá para "falar calmamente sobre os assuntos e evitar o 'diz que disse'", aludindo a recentes comentários públicos sobre falta de cooperação entre o detentor da acção penal (MP) e os investigadores da Polícia Judiciária (PJ).
No encontro, além de Pinto Monteiro, estarão o director da PJ, Almeida Rodrigues, e os seus directores-adjuntos, os procuradores-gerais distritais e também as directoras do Departamento Central de Investigação e Acção Penal, Cândida Almeida, e do Departamento de Investigação e Acção Penal de Lisboa, Maria José Morgado.
"É sempre melhor tentar fazer alguma coisa do que não fazer nada", justificou o PGR, acrescentando que para melhorar a investigação em Portugal é necessária uma "melhor articulação", entre MP e investigadores.
Sem admitir que a "guerra" entre MP e PJ já prejudicou efectivamente alguma investigação, Pinto Monteiro foi dizendo que "se tudo correr bem as investigações correm melhor".
Esta não será a primeira reunião que o PGR tem com altos dirigentes da PJ na tentativa de melhorar a articulação entre as duas entidades.
O jornal "Público" noticiou hoje, quarta-feira, que a reunião convocada pelo PGR vai realizar-se no próximo dia 29.
Entretanto, a Associação Sindical dos Funcionários de Investigação Criminal (ASFIC) da PJ saudou a promoção pelo PGR de uma reunião ao mais alto nível entre magistrados e investigadores da Judiciária.
"A própria ASFIC exortou a que essa reunião existisse, num comunicado que emitiu na semana passada referente a estes pseudo-conflitos entre Ministério Público e Polícia Judiciária", disse à Agência Lusa Carlos Garcia, presidente da associação.