José Guilherme Aguiar foi aprovado pelo PSD de Vila Nova de Gaia para ser o candidato à Câmara local, presidida pelo social-democrata Luís Filipe Menezes.
Corpo do artigo
A decisão da concelhia liderada por Luís Filipe Menezes foi tomada ontem e segue agora para ratificação pelas estruturas distrital e nacional do PSD.
O processo da escolha está, no entanto, a merecer críticas. Enquanto presidente da concelhia do PSD/Gaia, Menezes sujeitou a voto secreto o nome de José Guilherme Aguiar que, na primeira contagem, não teve um resultado "muito claro" o que obrigou a uma "segunda votação", explicou à Lusa fonte próxima do processo.
A segunda volta terminou num empate entre os votos contra e a favor de José Guilherme Aguiar, tendo Luís Filipe Menezes alegado direito a voto de qualidade para desempatar a votação secreta.
"Tenho que respeitar a decisão da comissão política que, na minha interpretação, não decidiu nada [porque] houve um empate", contou à Lusa Firmino Pereira, atual vice-presidente da Câmara de Gaia e um dos putativos candidatos à autarquia. "Acho dúbia a posição", afirmou Firmino Pereira, que não chegou a ver votada a proposta do seu nome para candidato à Câmara de Gaia e que aguarda agora "esclarecimentos" por parte da comissão política concelhia.
A proposta incluía a recomendação de 14 presidentes de juntas de freguesia de Gaia do PSD a apresentar Firmino Pereira como "melhor candidato", disse um dos signatários, para quem em processo de votação secreta não pode existir um voto de qualidade.
José Guilherme Aguiar foi cabeça-de-lista pelo PSD à Câmara de Matosinhos nas últimas autárquicas, mas viu ser-lhe retirada a confiança política em 2010 depois de ter chegado a um acordo com o presidente da autarquia, o socialista Guilherme Pinto.
Um comunicado da concelhia, assinado pelo secretário-geral Abílio Leite, dá como certa a aprovação do nome de José Guilherme Aguiar.
Guilherme Aguiar já foi presidente da Junta de Freguesia de Arcozelo e vereador do Desporto em Gaia, tendo desempenhado, ainda, as funções de presidente da Liga Portuguesa de Futebol.
O PS também já escolheu o seu candidato em Gaia, o sociólogo e professor universitário Eduardo Vítor Rodrigues, ex-presidente da Junta de Freguesia de Oliveira do Douro.