O líder da bancada do PS, Francisco Assis, afirmou hoje, quinta-feira, que dentro de quinze dias a três semanas os socialistas aprovarão o seu próprio projecto de revisão constitucional, cujas ideias se escusou a adiantar.
Corpo do artigo
"O PS tem naturalmente ideias, mas não as apresentaremos sem serem discutidas nos nossos próprios órgãos e no grupo parlamentar. Ainda não estamos numa fase de apresentação de ideias", afirmou Assis aos jornalistas após a reunião do grupo parlamentar socialista.
Com um prazo legal de 30 dias para apresentarem o seu projeto de revisão constitucional, os socialistas deverão aprová-lo internamente "dentro de 15 dias a três semanas", afirmou.
Segundo Assis, a revisão constitucional foi um dos assuntos que dominou a reunião do grupo parlamentar, com o reiterar da "posição de fundo em relação ao projecto do PSD".
"Não daremos o nosso contributo, um contributo indispensável para a aprovação de qualquer alteração, que ponha em causa princípios basilares do Estado social", reafirmou.
Francisco Assis disse ainda rever-se num movimento que está a ser criado entre os socialistas pela defesa do serviço público de televisão e rádio, cuja privatização é admitida no projecto de revisão constitucional social-democrata, apesar de afirmar não conhecer nem o movimento nem os documentos por ele produzidos.
Este movimento, em que estão envolvidos o antigo secretário de Estado socialista Arons de Carvalho e o deputado Marcos Sá deverá divulgar um abaixo assinado anti-privatização da RTP nos próximos dias.