A Sociedade Portuguesa de Matemática considerou hoje, sexta-feira, que o exame nacional do 9.º ano da disciplina apresenta um grau de complexidade "superior" ao de 2009, sendo "acessível, sem cair nos exageros de facilitismo" dos últimos anos.<br />
Corpo do artigo
"O exame nacional de Matemática do Ensino Básico hoje realizado é de grau de complexidade superior ao do ano transacto. Não detectámos qualquer erro científico nesta prova", afirma a SPM, num parecer divulgado esta tarde.
Segundo a sociedade, a prova "cobre adequadamente" grande parte da matéria do 3.º ciclo e "parece" mais adequada do que os testes intermédios realizados ao longo do ano lectivo.
A entidade presidida por Nuno Crato tem sido bastante crítica em relação aos enunciados das provas de Matemática nos últimos três anos, considerando mesmo as provas demasiado fáceis.
Este ano, a SPM sublinha que, por exemplo, as questões 11 e 12.2 "seriam mais adequadas" às provas de aferição do 1.º e 2.º ciclos, respectivamente.
Em termos globais, a sociedade regista os progressos verificados relativamente a 2009, mas considera que a prova continua com um nível de exigência "abaixo do que seria desejável".
"No entanto, passos destes são positivos e devem ser continuados, afim de que o baixo nível dos últimos anos não se torne numa referência definitiva para as metas a atingir no final do 3.º ciclo", lê-se no parecer.
Por sua vez, a Associação de Professores de Matemática considerou que o exame nacional do 9.º ano é "adequado" ao 3.º ciclo, com linguagem "acessível e adequada" aos alunos.
"Este ano, a prova testa claramente conteúdos de 3.º ciclo e parece-nos um exame adequado ao ciclo, à maturidade dos alunos e ao tempo estipulado para a sua realização", afirma a APM.
Segundo a associação, a prova está de acordo com as orientações curriculares, contempla itens de diferentes tipologias e incide sobre os diversos conteúdos previstos.
"A linguagem utilizada ao longo do exame é acessível e adequada aos alunos e as imagens são claras e exemplificativas das situações descritas", acrescenta a APM, num comentário à prova.
Os exames nacionais do 9.º ano do Ensino Básico realizaram-se na quarta-feira (Língua Portuguesa) e hoje, sexta-feira, sendo as pautas afixadas a 13 de Julho.