O ex-secretário geral do PSD Ribau Esteves considerou "infeliz e errada" a escolha de Couto dos Santos para cabeça de lista do partido por Aveiro, por este "não ter nada a ver" com o distrito.
Corpo do artigo
"Perdeu-se a possibilidade de termos um cabeça-de-lista que tenha referências no distrito e trabalho político que seja útil para Aveiro", afirmou à Lusa Ribau Esteves, realçando que o ex-ministro de Cavaco Silva "não tem nada a ver com o distrito de Aveiro".
Ribau Esteves, que é também presidente da Câmara de Ílhavo, lamentou ainda a "limpeza feita àquele que foi considerado um dos melhores deputados do grupo parlamentar do PSD nesta legislatura": Luís Montenegro.
"Ele [Luís Montenegro] era o número quatro na lista anterior e agora foi relegado para o 7º lugar, estando à sua frente pessoas que não têm justificação política para esses lugares", disse, apontando como exemplo o caso de Ulisses Pereira, presidente da Concelhia de Aveiro do PSD, que surge no 2º lugar da lista.
Na opinião de Ribau Esteves, Ulisses Pereira "não tem relevância política" para estar em segundo na lista.
Ribau Esteves deu ainda nota negativa ao facto de não haver candidatos com menos de 30 anos entre os 10 primeiros lugares da lista.
Apesar disso, o ex-secretário geral do PSD defende que o importante agora é seguir em frente.
"Não há escolhas de candidatos a deputados perfeitas. Esta é a opção do partido. Mesmo com 40 por cento de votos contra, houve 60 por cento de votos a favor e, portanto, ganha a maioria", concluiu.
Além de Couto dos Santos, a lista de candidatos a deputados do PSD por Aveiro inclui por esta ordem, os nomes de Ulisses Pereira (Aveiro), Paula Cardoso (Águeda), Amadeu Albergaria (Santa Maria da Feira), Paulo Cavaleiro (S. João da Madeira), Carla Rodrigues (Oliveira de Azeméis), Luís Montenegro (Espinho), José Manuel Ribeiro (Anadia), Dora Ramos (Vagos) e André Almeida (Arouca), entre outros.