O primeiro-ministro português, José Sócrates, e o presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, vão chegar à Cimeira da NATO de carro eléctrico.
Corpo do artigo
A utilização deste meio transporte, pelos dois dirigentes políticos, pretende "alertar para a urgência na mudança de paradigma no sector da mobilidade" e para reforçar a opção "eléctrica como solução de futuro", de acordo com fonte do Gabinete para a Mobilidade Eléctrica em Portugal.
Os dois políticos vão chegar às instalações da Cimeira da NATO, que começa nas instalações da Feira Internacional de Lisboa, cerca das 15.30 horas, e terão as viaturas ao dispor durante todo o evento.
As respectivas comitivas, jornalistas e participantes acreditados para o evento também vão poder utilizar este tipo de transporte em toda a área da Cimeira, na zona do parque Expo, informou a mesma fonte.
É a "primeira vez que um chefe de governo e o presidente da Comissão Europeia se deslocam em veículos sem emissões para uma cimeira que reúne os principais representantes mundiais", acrescentou a fonte.
A cimeira da NATO em Lisboa, que reúne mais de 40 chefes de Estado e de Governo, vai iniciar o processo de transferência do controlo do território do Afeganistão para o governo afegão, discutir o sistema de defesa anti-míssil e aprovar uma nova estratégia para a organização atlântica, entre outros assuntos.