O ministro das Finanças decidiu não participar hoje, quarta-feira, na reunião dos ministros das Finanças da União Europeia para ter tempo de preparar a sua ida, esta tarde, à comissão parlamentar do Orçamento.
Corpo do artigo
Teixeira dos Santos irá participar, à tarde, na reunião da Comissão de Orçamento e Finanças da Assembleia da República que discute o Orçamento do Estado para 2011.
Na reunião dos ministros das Finanças europeus que está a decorrer em Bruxelas, Portugal está representado pelo embaixador junto das instituições europeias, Manuel Lobo Antunes.
Teixeira dos Santos esteve ontem, terça-feira, ao fim do dia, em Bruxelas, num encontro dos responsáveis pelas Finanças da Zona Euro dominada pela instabilidade nos mercados financeiros e pela situação orçamental dos Estados-membros, principalmente Irlanda, Grécia e Portugal.
"Os desafios que Portugal está a enfrentar são, pela sua natureza, muito diferentes quando comparados com a Irlanda", disse o comissário europeu responsável pelos Assuntos Económicos, Olli Rehn, no final da reunião de terça-feira.
Um dos objectivos definidos por Portugal era exactamente fazer a diferenciação entre o caso português e irlandês.
Teixeira dos Santos acredita que, fazendo essa separação, os mercados irão deixar de penalizar a dívida portuguesa da mesma forma como o fazem para a irlandesa.