O terceiro e último perímetro de restrições no Parque das Nações por causa da Cimeira da NATO, que na sexta feira começa em Lisboa, está implementado no terreno desde a meia noite.
Corpo do artigo
O terceiro e último perímetro cobre uma área de 5560 metros e é delimitado "por meios de vigilância, controlo e informação", para "permitir a análise e a avaliação das condições de segurança e potenciais ameaças aos outros perímetros".
Segundo o porta-voz da PSP, "Paulo Flor, ontem, quinta-feira, "começou a iniciar-se o rastreio de pessoas para acederem a determinadas áreas do Parque das Nações", nomeadamente ao Centro Comercial Vasco da Gama.
"Nas últimas 24 horas, do ponto de vista de ordem pública, a PSP não tem qualquer registo de cariz negativo relativamente a manifestações", garantiu, acrescentando que as que houve decorreram "de forma pacífica".
Paulo Flor disse que na quarta feira houve, "ao final da tarde, um movimento, mais conhecido como Clown Army, que se deslocou de forma ordeira entre a zona do Rossio e o Bairro Alto", tendo apenas sido monitorizado pela PSP, sem necessidade de intervenção policial.
O porta-voz avançou ainda que "o INEM já tem praticamente todas as equipas no terreno e disponíveis para a cimeira", sublinhando que "hoje foi mais visível uma grande presença policial" em Lisboa.
"As restrições no aeroporto da Portela foram relativamente curtas. Houve alguns voos - mas não muitos nem significativos - que sofreram atrasos", explicou.
A Cimeira da NATO decorre na sexta feira e no sábado em Lisboa.