O ministro da Administração Interna manifestou-se hoje, quinta-feira, confiante que a Cimeira da NATO irá decorrer com tranquilidade, dizendo que todas as forças e serviços de segurança estão preparados em pormenor.
Corpo do artigo
Rui Pereira falava no final do Conselho de Ministros, em conferência de imprensa, ocasião em que fez um breve balanço sobre os preparativos de segurança tomados em relação à Cimeira da NATO.
De acordo com o ministro da Administração Interna, "todos os serviços e forças estão preparados, tendo levado a cabo os exercícios necessários, sem descurar nenhum pormenor".
"Esta cimeira será mais um êxito, comprovando a capacidade de organização e de realização do país. Estamos certos que tudo irá decorrer com a necessária tranquilidade e segurança", sustentou o membro do Governo.
O ministro da Administração Interna referiu também que, na zona onde decorrerá a cimeira, o Parque das Nações, "a responsabilidade pela segurança pertence à PSP".
"Para preparar a cimeira, procedeu-se igualmente a uma reposição nas fronteiras terrestres portuguesas do controlo documental. Esse controlo é feito num esforço articulado da GNR e do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF)", disse.
Em matéria de restrições ao trânsito, Rui Pereira referiu que PSP já deu informações pormenorizadas, mas frisou que essas mesmas informações serão consultáveis no site desta força de segurança, sendo também incluídas no site do Ministério da Administração Interna.
"Queremos que sejam mínimos os transtornos causados aos cidadãos pela realização da cimeira", acrescentou.