O Presidente da República vai oferecer ao chefe de Estado norte-americano um decantador em cristal desenhado por Siza Vieira, enquanto Barack Obama irá oferecer a Cavaco Silva uma cópia do primeiro tratado firmado entre Portugal e os EUA, em 1840.
Corpo do artigo
Na habitual troca de presentes que irá ocorrer por ocasião da visita de trabalho que o presidente norte-americano realiza amanhã, sexta-feira, a Lisboa, antes do início da Cimeira da NATO, o chefe de Estado português irá dar a Barack Obama um decantador em cristal desenhado pelo arquiteto Álvaro Siza Vieira.
Juntamente com o decantador serão também oferecidos a Barack Obama cálices oficiais de Vinho do Porto igualmente concebidos por Siza Vieira, juntamente com uma garrafa de Porto Vintage "Quinta do Noval" de 2008, ano em que Obama foi eleito.
Barack Obama receberá ainda uma pequena escultura em bronze representando o cão de água português, da autoria do escultor Luís Valadares e que integra uma colecção lançada pela Imprensa Nacional-Casa da Moeda.
Há quase dois anos, quando se instalou na Casa Branca, o presidente norte-americano ofereceu às filhas Malia e Sasha um cão de água português, o "Bo".
Por seu lado, Obama irá oferecer a Cavaco Silva uma cópia emoldurada do primeiro tratado firmado entre os Estados Unidos e Portugal, o Tratado de Comércio e Navegação, assinado em 26 de Agosto de 1840.
O acordo, que estabelecia os termos em que decorriam as trocas comerciais, baseado nos princípios da liberdade de comércio e de reciprocidade, bem como da livre navegação entre os dois países, foi negociado por parte de Portugal e em nome da Rainha D. Maria II, pelo diplomata, escritor e dramaturgo Almeida Garrett.
A troca de presentes entre Cavaco Silva e Barack Obama não será feita presencialmente entre os dois presidentes, durante o seu encontro no Palácio de Belém, ao final da manhã de sexta-feira, mas serão entregues por via protocolar.