As marcas deixadas na terra pelos dinossauros há milhões de anos podem ser observadas perto do Cabo Espichel, em Sesimbra, fazendo um percurso pedestre que tem cerca de cinco quilómetros e junta natureza, ciência, história e lendas. O passeio começa junto ao Santuário de Nossa Senhora do Cabo Espichel ou Santuário de Nossa Senhora da Pedra da Mua, com informação sobre os icnofósseis que podem ser observados.
Corpo do artigo
Uma estrada de terra batida guia depois o visitante até ao cimo do monte onde se vislumbra a jazida da Pedra da Mua, Monumento Natural que integrou uma falhada candidatura ibérica a Património Mundial da UNESCO. As pistas de dinossauros do período jurássico são bem visíveis, mesmo ao longe, nas quase verticais lajes rochosas existentes entre o Cabo Espichel e a baía dos Lagosteiros.
A Pedra da Mua preserva impressões de pés e mãos de dinossauros, que se deslocavam numa manada com pelo menos sete pequenos e três grandes dinossauros. Com quatro dezenas de pegadas, esta arriba é a que melhor explica, em toda a Europa, o comportamento dos terópodes e saurópodes, que viveram há cerca de 155 a 145 milhões de anos.
O percurso pedestre, que convida a uma visita ao santuário, inclui nova paragem, uns metros mais à frente, num local com outros trilhos de dinossauros. Na jazida de calcário cretáceo, é possível tocar e caminhar sobre as pegadas impressas por iguanodontes há aproximadamente 130 a 120 milhões de anos.
Coordenadas
N38º25"12"" W09º12"54""
Opções
Quem quiser pode fazer o percurso de forma independente, seguindo as indicações da sinalética existente no local. Contudo, quem preferir pode inscrever-se num passeio organizado por uma das empresas de turismo da natureza que trabalham naquela zona, ficando assim a saber mais sobre a história do lugar, a importância e a origem das pegadas dos dinossauros
Detalhes
O trilho, que se faz em menos de três horas, é de fácil acesso, mas convém levar roupa confortável, chapéu e ténis. Por abranger zonas de falésia, todo o cuidado é pouco, tendo em conta que em dias de vento o caminho pode tornar-se perigoso
Outros pontos de interesse
Igreja de Nossa Senhora do Cabo Espichel, Ermida da Memória, Mãe de Água, Aqueduto e Farol do Cabo Espichel
Direções
Quem vem de Lisboa deve seguir pela Ponte 25 Abril, saindo na saída da A2 para Sesimbra. A viagem faz-se sempre pela mesma estrada, virando apenas em Santana para o Cabo Espichel. As pegadas de dinossauros ficam à direita, encontrando-se o percurso pedestre ainda antes da chegada ao santuário.