Castro Marim é um dos concelhos com mais pergaminhos em Portugal. A carta de foral data de 1242 e foi assinada por D. Afonso III. Com D. Dinis, passa a acolher a Ordem de Cristo. A vila algarvia honra a sua história com uma feira medieval que se realiza todos os anos em finais de agosto. O casario branco, salpicado de cores vivas das flores dos jacarandás, saiu há muito das muralhas do castelo, uma das principais atrações turísticas da zona. Na colina oposta fica o Forte de São Sebastião, outro local de interesse.
Corpo do artigo
Nos 2089 hectares da Reserva Natural, há vários trajetos, pedestres ou cicláveis, a merecer atenção. O percurso de Venta dos Moinhos, junto ao Guadiana, começa e termina no Monte Francisco, passando pelos terrenos húmidos, pantanosos e ricos em salinas da zona. É possível observar inúmeras espécies de aves aquáticas.
O turista que esteja de visita ao concelho não deve deixar de dar um salto à Salina do Moinho das Meias. Ou de subir a um antigo posto de vigia da guarda fiscal e perceber como é desafogada a vista para o areal da praia Verde. É o Guarita Terrace, que durante o dia serve refeições ligeiras.
E como há que dar conforto ao estômago, pode optar por almoçar ou jantar no Pezinhos n"Areia, estabelecimento que ganhou nome porque a esplanada ficava em cima do areal. Com o tempo, recuou: perdeu-se o areal, mas ganhou-se em conforto, com uma decoração inspirada nas praias da Ásia. Ao fim de semana, quase sempre há bacalhau à Brás.