Inquérito a Ana Nadais, uma das mentoras da Viagem Medieval, em Sta. Maria da Feira, e do Mercado à Moda Antiga, em Oliveira de Azeméis. Com 44 anos, é gestora de eventos, natural de Albergaria-a-Velha que há muito adotou a Feira.
Corpo do artigo
Neste ano, tem dinheiro para férias?
Já tive. É tudo uma questão de controlo de gastos.
O que não vai deixar de fazer?
Não prescindo de praia, sobretudo do mar, nem que seja só ir molhar os pés. Estive em Menorca.
Convença-me a passar férias em Santa Maria da Feira.
É uma cidade em movimento, com um programa cultural vasto e variado. Na primavera, temos o festival Imaginarius, principal referência de teatro de rua em Portugal. No verão, a Viagem Medieval, com todo um ambiente que nos transporta fielmente à época medieval. No inverno, a Terra dos Sonhos, onde miúdos e graúdos são convidados a brincar e a desfrutar ao ar livre. Pode passear-se pelo Europarque, em contacto com a natureza, e, claro, visitar o Visionário.
Qual é o segredo mais bem guardado da cidade?
O de "fazer acontecer". A Feira tem uma dinâmica fantástica, devido ao envolvimento das instituições locais e dos próprios locais.
Os programas culturais fazem sempre parte das suas férias?
Sim. Ainda agora, em Menorca, tive que alugar um carro para ir visitar a Zona Histórica. A parte cultural é importante para alargar a mente.
Há algum evento que não falhe em todos os verões?
Não falho a Viagem Medieval, na Feira. Faço todo o programa para crianças, com os meus filhos. Eles adoram. Tento sempre ver tudo: espetáculos, castelo, margens do rio...