É a única praia do concelho de Braga que tem certificação da Administração da Região Hidrográfica do Norte.
Corpo do artigo
Jogar às cartas e à bola, dar um mergulho, passear de gaivota ou, simplesmente, descansar. É assim que se vai passando o tempo na única praia do concelho de Braga que tem certificação da Administração da Região Hidrográfica do Norte. Junto ao rio Cávado, a 15 minutos do centro de Braga, a Praia Fluvial de Adaúfe hasteou, neste ano, a bandeira de "Praia acessível", atribuída pela Associação Portuguesa do Ambiente.
Com uma ampla zona de relvado, onde se podem apanhar belos banhos de sol, o lugar é também ideal para uns piqueniques e churrascadas com os amigos. As melhorias feitas pela Junta de Freguesia resultaram na instalação de mais de dez mesas para convívio e em novos equipamentos, como churrasqueiras. Há também um bar para quem não for prevenido.
Para os mais enérgicos ou aventureiros, Adaúfe proporciona um conjunto de atividades desportivas, sempre com vigilância de dois nadadores-salvadores. Além de algumas rochas que convidam a altos mergulhos ou voos para a água, nesta praia fluvial é possível desfrutar de passeios de canoa ou gaivota com os amigos.
Por marcação, a uma empresa concessionada, há também a possibilidade de fazer escalada, aquaslide e, por exemplo, rapel. Se a adrenalina é o que procura, pode optar por um salto pendular ou passeio TT (todo-o-terreno), pelas imediações da praia.
Tem, também, campo de voleibol, parque de estacionamento, casas de banho e acessos para pessoas de mobilidade reduzida.