É soberba a paisagem que rodeia o restaurante Orfeu, na Feira. A mata das Guimbras e a zona ribeirinha do rio Cáster, a que se junta o castelo, é o cenário imediato para quem se desloca a este espaço, situado no antigo solar dos Condes de Fijô.
Corpo do artigo
O ambiente de tranquilidade é apenas o mote para as aventuras gastronómicas que são referência na região, mas que prometem novas descobertas de sabores com as mais recentes criações. São exemplo da inovação os menus temáticos, obtidos a partir dos pães emblemáticos das Terras de Santa Maria, como a fogaça, o pão de Ul e o pão de ló de Ovar.
A entrada com a açorda de fogaça e camarão, seguida do folhado de migas de fogaça com queijo amarelo da Beira Baixa e paio de porco preto, tendo como sobremesa o gelado de fogaça com raspa de limão, deixa até os mais céticos rendidos.
No imenso cardápio não faltam, ainda, a salada Orfeu ou, por exemplo, o arroz de pato escondido. Depois, é só juntar os vinhos da região (Vale de Cambra, Castelo de Paiva e Arouca) e a outros bons néctares do país e não só.