Fundadora do Centro de Astrofísica da Universidade do Porto, de que foi diretora durante 18 anos, Teresa Lago vai fazer umas férias na natureza. Sim, irá também observar as estrelas, debaixo de um céu "esmagador".
Corpo do artigo
Neste ano, tem dinheiro para férias?
As férias que optei por fazer não representam uma despesa acrescentada, porque vou ficar numa casa que tenho em Ponte de Lima.
O que não vai deixar de fazer?
Não vou deixar de passar 90% do meu tempo ao ar livre, em longos passeios junto ao rio. Mas vai ser 90% do tempo, mesmo, pois só vamos a casa para dormir.
Convença-me a passar férias no Porto...
Convenço... Não recomendo as férias que talvez a maior parte das pessoas faça: não aconselharia a ir para a praia. A sugestão seria descobrir as ruas estreitas e as casas belíssimas que a cidade tem entre a Ribeira e a Baixa.
Qual é o segredo mais bem guardado da cidade?
Para mim, o segredo mais bem guardado era o Solar do Vinho do Porto, que, entretanto, estupidamente, fechou. Não entendo como fechou. Nos guias turísticos, é uma das referências óbvias que o Porto tem e fechou...
Vai observar as estrelas?
Claro que sim, porque, naquela zona, as estrelas ainda são visíveis. A iluminação não é tão intensa como na cidade e o céu é esmagador, deslumbrante.