Mal soube que tinha sido premiada pela iniciativa do JN "Regresso às Aulas", Nicole Dias, de 8 anos, de Lisboa, pediu à mãe Mariene Sebastião, 36 anos, para lhe comprar um computador portátil com o vale de 500 euros oferecido pela Staples. Um desejo concretizado, que deixou a jovem nas nuvens. "Já sei mexer em computadores.
Corpo do artigo
Gosto de jogar jogos de cabeleireiro e de massagens", diz a estudante, que ainda não tem um perfil na rede social Facebook, "porque a mãe não deixa". "Mas eu queria ter", atira Nicole, na esperança de amolecer a progenitora.
Mas, o carrinho de compras não leva apenas o portátil. O material escolar não foi esquecido. "Levo réguas, mochila, estojo", enumera Nicole, que escolheu uma mochila das "Monster High". "Também vejo "Boa Sorte Charlie", "Shake it Up Chicago" e "Jessie". Gosto de televisão e às vezes até vejo de mais", conta a jovem.
Apesar de passar algum tempo colada ao pequeno ecrã, os estudos não são descurados. "Não é preciso mandar-me estudar, pois gosto de aprender coisas novas", revela Nicole, que elege a Matemática como disciplina favorita, embora o amor aos animais a leve a quer ser veterinária quando for grande.
"Está avançadíssima"
"A Nicole é uma excelente aluna e uma filha exemplar", diz a mãe Mariene, confirmando não ser preciso mandá-la estudar. "Quase que tenho de pedir para parar um bocadinho e descansar a mente. Passa o dia inteiro a fazer contas, ler, fazer composições. Mesmo a professora diz que ela está avançadíssima", acrescenta a encarregada de educação, que teve de esperar um fim-de-semana pela abertura dos correios para saber que a filha tinha sido escolhida. "Foi uma emoção muito grande. Sou mãe solteira e deu-me uma ajuda enorme neste regresso às aulas", concluiu Mariene.
"Dá imenso trabalho sustentar estas crianças"
Desempregada vai quase para cinco anos, Mariene Sebastião, a mãe de Nicole Dias, deixou para trás uma vida mais confortável a nível económico para ter de passar a contar todos os tostões, por isso, para ela os vales de compras oferecidos pelo Pingo Doce no âmbito da iniciativa Regresso às Aulas" são "como pão para a boca".
"Vêm dar uma ajuda enorme. Nesta altura do campeonato, qualquer ajuda é bem-vinda, porque dá imenso trabalho sustentar estas crianças, que não param de crescer", afirma a mãe de Nicole.
Por essa razão, estabeleceu como prioritário na lista de compras que vai fazer com estes vales a aquisição de "produtos alimentares e de algum material escolar que ainda falte", pois o prémio foi ganho "graças às excelentes notas" da filha.
Produtos marca branca
E na hora de ir ao supermercado, Mariene raramente consegue gastar menos de 50 a 60 euros por semana. "Nem sei bem, porque nunca chega. Já nem me posso dar ao luxo de fazer aquelas compras do mês. Agora é um dia de cada vez e vamos vendo", avança a técnica administrativa, que aposta essencialmente na compra dos produtos mais em conta.
"Vou às marcas brancas do Pingo Doce ou onde estiverem as promoções e o preço mais baixinho. São boas e mais baratas. Mesmo os iogurtes têm de ser os mais baratinhos", explica a mãe de Nicole Dias, rematando: "Ela também não é esquisita, come de tudo, não tem alergias. E, nesta altura, não podemos ter luxos".