Aos 27 anos, Sofia Nunes, é uma das responsáveis pelos vídeos virais que têm colocado os idosos do Centro Comunitário da Gafanha do Carmo, em Ílhavo, a correr Mundo nas redes socais. Centenas seguem o dia-a-dia dos utentes na Internet.
Corpo do artigo
Neste ano, tem dinheiro para férias?
Sim, vou conseguindo ter algum, mas não pretendo utilizá-lo para as férias, uma vez que poderá ser necessário para outras coisas mais importantes.
O que não vai deixar de fazer?
A minha principal prioridade é descansar e passar mais tempo com a família e amigos. Depois, há sempre tempo para investir em coisas que normalmente negligenciamos e que tanto contribuem para o bem-estar, como ler um livro, ver bons filmes, ou seja, relaxar.
Convença-me a passar férias em Ílhavo.
Ílhavo é uma cidade tão especial que mesmo de férias não sinto vontade de sair de cá e opto sempre por usufruir ao máximo da cidade. Além das pessoas maravilhosas, da nossa ria e das praias fantásticas, é possível visitar o Museu Marítimo de Ílhavo, o Aquário do Bacalhau e o Jardim Oudinot, onde todos os anos se realiza o Festival do Bacalhau.
Qual é o segredo mais bem guardado da cidade?
É quem foi, afinal, o ladrão da lâmpada de Ílhavo. O verdadeiro mito desta cidade.
Nas férias, há saudades do trabalho?
É a minha segunda casa. Metade de mim já é da Gafanha do Carmo. E, sim, as saudades são muitas e ainda não consegui passar umas férias inteiras sem fazer uma visita e matar as saudades.
Como têm os idosos lidado com toda a "fama" que os vídeos na Internet lhes têm dado?
Sentem que têm um papel mais ativo no exercício da sua própria cidadania.