Barrosão de gema, António Lourenço Fontes, mais conhecido por padre Fontes, é o principal impulsionador do Congresso de Medicina Popular, em Vilar de Perdizes, que atrai cartomantes, curandeiros e videntes desde 1983.
Corpo do artigo
Neste ano, tem dinheiro para férias?
Tenho dinheiro, para férias dentro e fora. Mas vai diminuindo, já que deixei as quatro paróquias e vivo da reforma. Sou convidado de um irmão para uma semana no Algarve.
O que não vai deixar de fazer?
Não sou esbanjador, tenho poucas ambições. Mas farei tudo o que costumo sem grandes limitações.
Convença-me a passar férias em Montalegre.
Venha uma semana ou, até, um mês ao Barroso, ao Gerês ou ao Larouco. Se gosta de montanhismo, paisagem e silêncio, visite as nossas aldeias medievais, rurais, dialogantes, de porta e coração abertos. Temos a melhor gastronomia (vitela, fumeiro, água e pão), sete barragens e turismos rurais acolhedores. Não esquecer a irmã Galiza, ao lado.
Qual é o segredo mais bem guardado da cidade?
O nosso segredo mais bem aproveitado é a verdade da nossa terra e gentes. A melhor publicidade credível e com data fixa são as "Sexta-feira 13", enquadradas nos costumes, crenças e calendário cristão e pagão.
O turismo ligado ao oculto tem condições para crescer?
O oculto tem-se revelado atrativo, original, inédito, audacioso, contagiante, o que faz dele um dos nossos cartazes mais apelativos.
Acredita em bruxas?
Não creio em poderes mágicos de ninguém sobre ninguém.