São 30 minutos de passeio entre a vila e a foz do Lizandro. Uma caminhada obrigatória para admirar todo o mar da Ericeira, onde o surf é imperador de manhã, de tarde e ao fim do dia. Não há quem não faça este percurso pedonal para chegar a uma das praias de Mafra que este ano têm bandeira azul. Aliando o ambiente saudável à tradição e a uma gastronomia ímpar, a vila tem argumentos de sobra para ser visitada durante este verão.
Corpo do artigo
Entre as praias do Lizandro e da Ribeira d"Ilhas, vai um mar de sugestões, com passagem obrigatória pelo centro da vila. Não deverá o turista deixar de apreciar as iguarias do "Unisushi", localizado numa antiga churrasqueira e com uma decoração nada típica dos restaurantes dedicados à cozinha japonesa. Ali, onde predominam os tons azuis da Ericeira, há propostas muito especiais feitas a partir do ouriço (a que os japoneses chamam "uni") que se reproduzia generosamente na zona.
Muito perto, fica o Jogo da Bola, a praça central da vila. Daqui, saem todos os caminhos, como aquele que leva à loja "The Magic Quiver Surf & Deli". Por entre pranchas artesanais e outras de formatos que desafiam a lógica e a gravidade, inspiradas nas dos anos 70, o visitante encontra produtos de mercearia e cafés de lotes especiais, podendo abastecer-se de comida caso queira ir até à praia dos Pescadores, mesmo ali ao pé.
Quem optar pelo passeio pedonal que leva ao areal mais extenso - o da praia do Lizandro -, pode sempre refrescar a garganta numa esplanada.