Estar num Campeonato do Mundo de futebol é o sonho de qualquer jogador. Mas do sonho à realidade vai uma enorme distancia e, olhando para o campeonato português, é fácil perceber que são poucos os atletas que têm reais chances de virem a jogar no Brasil 2014.
Corpo do artigo
O F. C. Porto é a equipa que tem mais jogadores convocáveis, muito embora alguns deles tenham vindo a perder espaço, recentemente, nas respetivas seleções. É o caso dos brasileiros Danilo e Alex Sandro e dos mexicanos Herrera e Diego Reyes, muito embora os seus passados lhes permitam, ainda, pensar que é possível o regresso. Steven Defour tem sido uma peça-chave da seleção da Bélgica e está quase certo no Brasil, tal como Quintero e Jackson Martínez, habituais suplentes da Colômbia, e Fucile no Uruguai, mesmo não jogando pelos dragões. Otamendi (Argentina) e Mangala (França) têm experiência internacional, mas nunca foram primeiras escolhas, enquanto Ghilas dificilmente ficará de fora dos eleitos da Argélia.
No Benfica, Maxi Pereira é titularíssimo no Uruguai, enquanto Garay tem muitas hipóteses de ser chamado na Argentina, ao contrario de Gaitán que, no entanto, ainda pensa no Brasil. Do plantel do Sporting, Marcos Rojo (Argentina) e Slimani (Argélia) bem podem começar a preparar o passaporte para ir para o Brasil, enquanto Fredy Montero (Colômbia) não perde a esperança, sobretudo se continuar a marcar tantos golos como até agora. Das restantes equipas da Liga, Elderson (Nigéria) do Braga, David Addy (Gana) do V. Guimarães, e Halliche (Argélia) e John Ogu (Nigéria) da Académica também estão na rota do Mundial.
Jogadores de equipas portuguesas com hipóteses de ir ao Mundial
F. C. Porto
Danilo (Brasil), Alex Sandro (Brasil), Fucile (Uruguai), Diego Reyes (México), Mangala (França), Otamendi (Argentina), Quintero (Colômbia), Herrera (México), Defour (Bélgica), Jackson Martínez (Colômbia) e Ghilas (Argélia).
Benfica
Maxi Pereira (Uruguai), Garay (Argentina) e Gaitan (Argentina).
Sporting
Marcos Rojo (Argentina), Islam Slimani (Argélia) e Fredy Montero (Colômbia).
V. Guimarães
David Addy (Gana)
Braga
Elderson (Nigéria)
Académica
Halliche (Argélia) e John Ogu (Nigéria).