"Tou barada", "Braga por um canudo", "Mais belho que a sé", "Bacas antre o milho" ou "Penico do céu". Estas são algumas das expressões mais conhecidas em Braga, mas, desde novembro de 2013, são também nomes de hambúrgueres na DeGema Hamburgueria Artesanal.
Corpo do artigo
Com vista para o jardim de Santa Bárbara, um dos ex-líbris da cidade, o espaço tem uma zona interior, esplanada e uma minissala de espera, em que se encontram relaxantes sofás. Na DeGema tudo é feito de forma artesanal e com produtos frescos. Difícil vai ser escolher o que comer.
O restaurante tem à disposição 20 hambúrgueres diferentes e um conjunto de saladas para quem preferir uma refeição mais leve. Os pratos com carne de novilho são os preferidos dos clientes, mas os vegetarianos também têm aqui uma opção: o "Braga por um canudo". Para beber, pode pedir uma cerveja artesanal, laranjada, limonada ou sumo de melancia com limão e hortelã. Há também frescas sangrias de vinho ou champanhe. Para terminar, peça uma mousse caseira. Há três sabores para descobrir.